CAPRICÓRNIO - De 22/12 á 21/01
Signo de terra, regido por Saturno, que confere solidez, ambição e cautela.
Os capricornianos fazem planos, e têm paciência de deixa-los amadurecer. É um signo que consegue chegar aonde quer, dure o tempo que durar. São bastante determinados.
São modestos, reservados, tranqüilos, práticos e econômicos.
São persistentes, e não desistem enquanto não conquistam seus objetivos.
Não são amantes de vida social intensa, nem muito comunicativos, entretanto possuem habilidade para comércio e finanças. Gostam de estabelecerem-se materialmente desde cedo.
Corajosos e objetivos, enfrentam situações difíceis com diplomacia. Podem parecer em determinados momentos radicais. Podem também ser desconfiados, principalmente no campo afetivo, porém, são muito fiéis e protetores, e inspiram confiança.
Essa característica pode torna-los um pouco solitários. Colocam a vida afetiva em segundo plano, dando especial atenção aos interesses profissionais, ou à coisas que reafirmem seu prestígio e concretizem seus projetos.
Um capricorniano desequilibrado não se importam de passar por cima das pessoas nessa busca profissional e social.
Gostam de música séria, bem elaborada, clássicos, antiguidades. Preferem a vida tranqüila e modesta.
De modo geral, capricornianos são ambiciosos, sempre visando promoção, são excelentes homens de negócios. Mas gostam de conquistar seus objetivos através do seu trabalho e mérito próprio. Trabalham para alcançar status. Sabem fazer projetos e planos, valorizam o tempo, por isso tem pressa. Podem, portanto, sofrer de ansiedade. Sentem imensa necessidade de poder, riqueza, aprovação e aplauso. Precisam da segurança de um cheque no final do mês, e devem ter isso em mente ao escolher uma carreira, a fim de sentirem-se mais seguros e menos ansiosos.
Um dos seus traços mais cativantes é o senso de humor, onde com poucas palavras, seus comentários podem ser extremamente engraçados. É o signo que consegue racionalizar a religião. Não esquece nem perdoa (nem a si mesmo).
São dignos de confiança, pacientes, cautelosos, e auto-contido. Vão devagar nos estudos, mas o que aprendem não esquecem. Preocupam-se muito e serão propensos à depressão de não aprenderem com o passar dos anos a desapegarem-se. Gosta de namorar, mas acham difícil escolher.
Quando é jovem parece velho, quando é velho parece jovem. Gosta de ler, escalar montanhas, ouvir música,
Para ele a família é sagrada, pode até brigar por ela. Após os 29 anos, depois do primeiro retorno de Saturno a vida começa a abrir-se mais.
Anatomia: Rege os joelhos, esqueleto, fios de cabelos, dentes, tendões, unhas, cartilagens e pele.
Doenças: Alteração na calcificação, endurecimento de tecidos, calos, artrites, cálculos, alergias, reumatismo, fraturas e quedas, paralisia, problemas de pele, dentes, lepra.
Quando em Equilibrio: É responsável, modesto, detalhista, planejador, prático, perceptível, possui memória boa, é ambicioso, tradicionalista, sabe comandar, econômico, sábio, às vezes humilde e prestativo aos superiores, reservado e independente.
Quando em Desequilibrio: Autoritário, rancoroso, pessimista, frio, invejoso, materialista, ambicioso, bajulador, teimoso, usupário, apático, desconfiado.
Pai (mãe) – Preocupa-se muito com o êxito do filho. Tenta dominá-lo. Deve vigiar-se sempre para elogiar os filhos, encorajando-os à aspirar coisas melhores. Precisa cuidar para não se tornar um pai severo demais.
Criança – Deve ser estimulada à se interessar por música, história, arqueologia, alpinismo. Poderá ser uma boa atleta, além de uma leitora voraz.